Integração direta com o mercado de trabalho

19/12/2009 11:33

Dentre algumas das propostas de aprendizagem e integração das jovens com o mercado de trabalho, o PPF possibilitou atividades práticas com a participação direta de profissionais de várias empresas de Recife com vasta experiência e um nome consolidado. Essa integração possibilitou a formação da rede de contatos das jovens e a ampliação das noções sobre a práxis que o mercado demanda.
Algumas das propostas planejadas e conquistas ao longo do PPF foram:
1. E-mentoring: mentoria à distância através da colaboração e orientação de profissionais experientes
2. Visita às empresas de segmentos relacionados à tecnologia da informação e comunicação, como C.E.S.A.R e Agência AMPLA
3. Participação em eventos e workshops: Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação (GGTI), NECTAR/SEBRAE, Católica In
4. Roda-viva com profissionais de áreas específicas trabalhadas no projeto, como: TI, Comunicação e Recursos Humanos
5. Orientação individual para estímulo empreendedor das jovens, através do NECTAR
6. Parceria com o Projeto Link Cultural, iniciativa da designer Raquel Uchoa, onde as jovens tiveram oportunidade de vivenciar a prática de uma agência publicitária e trabalhar a relação com um cliente real.
Acreditamos que essas atividades e parcerias representam uma das principais ferramentas das jovens para integrarem-se com o mercado. Lembrando que a inserção delas com o ambiente profissional é um dos grandes desafios motivadores para enfrentar uma complexa mistura de barreiras sociais que deverão ser superadas, sejam de ordem econômica e cultural em sua transição entre níveis educacionais, da escola à vida adulta e ao longo de suas carreiras profissionais. Nos colocamos à disposição para dialogar com os diversos setores e arranjos produtivos do mercado para conhecer e contribuir com esse processo de transformação social.